Bem-vindo à nossa página!

Nota - navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 1 elemento auxiliar de navegação que permite saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)
Novidades

Novidades

Human Centered Design - WorldCafe
Atividades e Projetos HCD

segunda-feira, 17 abr 2023|0 comentários

Human Centered Design - WorldCafe


No âmbito do programa Escolas2030, o Agrupamento de Escolas marcaou presença, no dia 18 de março, no WORLD CAFÉ.


No âmbito do programa Escolas2030, as professoras Anabela Carvalho, Elisabete Pires e, a nossa animadora sociocultural, Marisa Ramalhete, marcaram presença, no dia 18 de março, no WORLD CAFÉ, representando a Escola. 

Este evento, promovido pela Fundação Aga Khan, visou assinalar o arranque do segundo ciclo de aprendizagem Human Centered Design (HCD), juntando as três partes constituintes do Programa: Equipa AKF, parceiros científicos e equipas dos Agrupamentos de Escolas envolvidas.

Assim, no Centro Infantil dos Olivais Sul (CIOS), pelas 10h, deu-se início ao encontro, com um breve discurso de boas-vindas proferido por Rita Alves e Fernando Santos. A apresentação do relatório global relativo ao Programa Escolas2030 feita por Alexandra Marques foi elucidativa quanto às intenções que o sustentam.

De seguida, foram apresentados o Relatório da avaliação Externa, da responsabilidade dos Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e ISCTE e da Universidade de Lisboa, e o Relatório da Avaliação das Aprendizagens, a cargo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e da Universidade do Porto. Foram, assim, apresentados os resultados das atividades levadas a cabo por todos os intervenientes neste processo.

Para concluir este momento, foram apresentados os dois primeiros vídeos que refletem dois dos programas criados ao longo do primeiro ciclo de implementação deste programa por dois Agrupamentos de Sintra, a saber o Agrupamento de Escolas do Algueirão e o nosso, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Durante a segunda parte deste encontro, os participantes, dos vários ciclos, foram convidados a participar naquilo a que os organizadores chamaram de World Café ‘inquietações iluminadas ‘a fim de refletirem sobre três grandes temas:

Mesa 1 – Como avaliamos de forma a garantir o suporte aos projetos de aprendizagem de cada um?
Mesa 2 – Como podemos nós inovar na organização escolar, de forma a envolver a comunidade escolar ativamente, nos Planos de Inovação?
Mesa 3 – Como podemos nós disseminar e tornar útil o conhecimento adquirido ao longo da carreira com a comunidade envolvente?

Todas as contribuições enriqueceram este final de manhã e permitiram momentos de intensa partilha entre os participantes e os organizadores. No final das três rondas, os moderadores expuseram as considerações recolhidas.

Foi uma manhã de sábado muito produtiva e intensa, que proporcionou momentos de partilha e de construção colaborativa. Participar neste grupo de trabalho permitiu-nos descobrir que todos nós, educadores e professores, remamos para o mesmo lado: proporcionar aos nossos alunos a aquisição e ou o desenvolvimento de competências transversais essenciais para se tornarem cidadãos participativos e ativos.

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • logo Eco-Escolas
  • Guião e Regulamento para atribuição do Selo Escola Saudável 2021-2023
  • logo Escola Saudávelmente
  • logo RBE
  • logo Escola Azul
  • Human Centered Design 2030
  • logo eTwinning
  • logo Escola Intercultural
  • logo programa TEIP
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo PNC
  • logo Ler+
  • logo Erasmus